Carros

Fiat Strada – Novo modelo 2024

Publicidade

Fiat Strada, a queridinha do Brasil está de cara nova e toda empoderada!  E para celebrar a reestilização ela conquistou, novamente, o posto da Picape mais vendida do Brasil. A Nova Strada agora conta com o Motor Turbo Flex T200 com 130 cv de potência e 200 Nm de torque. Ademais, ela veio com diversas alterações em sua linha 2024 com uma reestilização inspirada no design da Fiat Toro, e agora está disponível nas versões topo de linha Ultra e Ranch, ambas equipadas com motor 1.0 turbo e transmissão CVT.

Endurance que é a versão mais simples, conforme noticiado pela FCA, deixará de ser fabricada com o antigo motor 1.4 Fire, adotando agora o eficiente 1.3 Firefly, utilizado nas demais versões. Uma vez que, ela ainda se destaca com o amplo volume de carga na categoria, atingindo 1354L, com capacidade de até 720kg na configuração cabine plus. Porém, nas versões cabine dupla turbo automática, o volume de carga alcança 844L, com capacidade para até 650kg…

Publicidade

Todavia, para celebrar os 25 anos de pioneirismo e evolução, a Fiat vai produzir 1.025 unidades de uma série especial limitada que ostenta um visual distinto e com características exclusivas batizada como Edizione 25.

A Nova Strada 2024 incorpora o potente Motor Turbo Flex T200, com 130 cv de potência e 200 Nm de torque. Com uma reestilização inspirada na Fiat Toro, as versões Ultra e Ranch, equipadas com motor 1.0 turbo e transmissão CVT, lideram a linha com design inovador.
Fiat Strada 2024 – Foto: divulgação Fiat

Preços da Fiat Strada 2024

  • Fiat Strada 2024 Endurance 1.3: R$ 100.990
  • Fiat Strada 2024 Freedom cabine simples: R$ 106.990
  • Fiat Strada 2024 Freedom cabine dupla: R$ 112.990
  • Fiat Strada 2024 Volcano: R$ 114.990
  • Fiat Strada 2024 Volcano automática: R$ 120.990
  • Fiat Strada 2024 Ranch turbo: R$ 132.990
  • Fiat Strada 2024 Ultra: R$ 132.990
  • Fiat Strada 2024 Edizione 25: R$ 135.990 (série limitada)

Exterior

O impacto da reestilização foi bem decisivo para o sucesso do lançamento, a mudança deixou o visual da Nova Strada mais arrojado nas versões Ranch e Ultra. Conforme indicado pela marca, essa modificação amplia a sensação de largura e robustez da picape, sendo exclusiva para essas duas variantes, pelo menos por enquanto.

Interior

Publicidade

No interior, todas as versões recebem um novo volante. Aliás, está disponível, também, o sistema Uconnect em uma multimídia de 7 polegadas, que possui conectividade avançada com Android Auto e Apple CarPlay. E para completar, ela traz ar-condicionado digital automático e nas versões topo de linha, detalhes em couro com costuras vermelhas nas portas.

Interior Fiat Strada 2024 – Foto: divulgação Fiat

Aprimoramentos da Nova Strada 2024

Além da estética e diferente motorização, a Strada Endurance abandona a direção hidráulica e passa a ser comercializada com direção elétrica. Contudo, itens como ar-condicionado, computador de bordo e assistente de partida em rampa permanecem inclusos no conjunto de características oferecido.

Como o projeto da Nova Strada foi todo modificado, a engenharia implementou novas molas e amortecedores mais robustos para sustentar o novo motor. Bem como, ajustes aprimorados na direção elétrica e melhorias nas pinças de freio dianteiras foram decisivos para equilibrar a dirigibilidade com a maior potência.

A partir da linha 2024, a Strada Endurance será equipada com o mesmo motor 1.3 Firefly presente em outras versões, capaz de gerar 107 cv e 14,2 kgfm de torque, junto com um câmbio manual. O modelo não será mais comercializado no Brasil com o motor 1.4 Fire de 85 cv e 12,4 kgfm de torque. Apesar de ainda ser fabricada em Betim (MG), essa configuração estará disponível apenas via importação.

Recursos e funções da Nova Fiat Strada

As configurações da Freedom 1.3 disponíveis nas opções cabine estendida e cabine dupla permanecem inalteradas. Em contrapartida, a Nova Strada oferece recursos como alarme, vidros e travas elétricas, chave remota, capota marítima e portas USB. Airbags laterais e desembaçador do vidro traseiro estão disponíveis apenas nos modelos de quatro portas. 

Disponível apenas na configuração cabine dupla, a Nova Strada versão Volcano 1.3 vem com opção de câmbio manual e automático, central multimídia de 7 polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), bem como, faróis de LED, sensores de estacionamento, teto com barra vertical, teto e Rodas de liga leve de 16 polegadas. 

A Strada Volcano 1.3 equipada com transmissão CVT é equipada com bancos de couro marrom, pneus exclusivos, pneus compostos, faróis de neblina de LED, ar condicionado digital automático, câmera de ré e estribo lateral. 

Por fim, as versões topo de linha da Nova Strada Ultra e Ranch vêm com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm e sempre acompanhadas de transmissão CVT. Ambas saem de fábrica com bancos de couro (marrom no Ranch, preto no Ultra), pneus exclusivos de 16 polegadas, ar condicionado digital automático, câmera de ré, retrovisores e estribos laterais escurecidos. 

Consumo

Conforme as informações do Inmetro, ela registrou um consumo de 12,1 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada, quando abastecido com gasolina. Visto que, para o etanol, os números são de 12,1 km/l rodando em cidade e 8,3 km/litro na estrada.

Desempenho

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 9,5 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *